Domingo, 19 Nov 2017
   
Comportamento do Consumidor PDF Imprimir E-mail

(Marco Antônio Ferreira de Souza)


Este livro aborda dois importantes temas relacionados ao estudo de prática do marketing e a nossa atualidade: Consumo e comportamento de compra e consumo. Aborda-se o fenômeno do consumo, expressão maior da nossa sociedade, chamada por muitos como “sociedade do consumo”. Aborda-se também o comportamento de compra e consumo, ou seja, todas as atividades empreendidas pelos indivíduos para a satisfação dos seus desejos e necessidades. 

Com relação ao comportamento de compra e de consumo, sabe-se que o papel da função gerencial de marketing é desenvolver o mercado dos produtos das empresas. As equipes de marketing esforçam-se a fim de influenciar positivamente a percepção dos compradores e abrir caminhos para o consumo e, para isso, aplicam um significativo conjunto de técnicas e procedimentos.

 

 

Entretanto, os indivíduos não estão expostos apenas as influencias do marketing. Fatores situacionais, pessoais, psicológicos, culturais e sociais exercem bastante influencia sobre o padrão de compra e consumo de uma pessoa. De maneira bem simples e objetiva, estes fatores são abordados nos 11 capítulos desse livro.

Estudar compradores e consumidores significa pesquisar sobre seus mecanismos de aceitação, seus bloqueios, sua forma de ser, de pensar, agir e reagir. Os clientes podem falar uma coisa e fazer outra, ou então podem responder a influências que façam com que mudem de idéia no último instante. Por isso, conhecer o comportamento deles não é tarefa fácil. Eles demonstram vários comportamentos para várias situações, no momento em que procuram, quando compram, quando usam, quando avaliam e quando descarta um bem ou serviço.

Embora se saiba sobre compras feitas por impulso, aquela decisão feita em cima da hora, este livro procura chamar atenção para a compra enquanto processo, isto é, um resultado da ação reflexiva dos indivíduos sobre suas necessidades e desejos.

Este processo pode variar significativamente em termos de propósitos e de intensidade com que atividades reflexivas e emocionais são desenvolvidas pelos compradores. Este é alguém (ele ou ela, solteiro(a) ou casado(a),) pressionado internamente (fatores pessoais e psicológicos) e externamente, e está sempre exposto a diferentes contextos de decisão, em que procurará atingir diferentes metas (ver Figura): estará motivado a comprar para satisfazer necessidades utilitárias ou hedônicas.


Mas suas escolhas serão sempre mediadas pela realidade cultural e social na qual está inserido e, principalmente, pelas condições do momento e local em que a escolha será feita. Suas decisões podem variar das mais simples e rotineiras, como comprar um sabonete, algo feito rapidamente, até as mais complexas, quando precisará de tempo e muita informação para decidir sobre coisas e pessoas que lhe são muito caras.

O material disponível está no formato padrão dos cursos a distância do Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro), da Fundação Cecierj, que desenvolve projetos nas áreas de educação superior a distância e divulgação científica. Os direitos autorais desses livros são da Fundação Cecierj. Acesse: http://www.cederj.edu.br/fundacao/.

 

O material didático produzido pela Fundação Cecierj pode ser encontrado no TECA, um portal que reúne imagens, animações, vídeos, áudios e textos com uso liberado para o público em geral; além de outras informações sobre a instituição e seus projetos. Acesse: http://teca.cecierj.edu.br.

 

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