Domingo, 19 Nov 2017
   
Gestão de Marketing I e II PDF Imprimir E-mail

(Marco Antônio Ferreira de Souza e Heloisa Guimaraes Peixoto Nogueira)


Nestes livros procuramos abordar o Marketing enquanto um processo, ou seja, uma sucessão de atividades interligadas, produzidas nas empresas para o desenvolvimento do mercado.

Por desenvolvimento de mercado, entendemos como todas as ações necessárias para que a proposição de valor de uma marca/produto/serviço acompanhe a evolução das necessidades e desejos dos consumidores. Também defendemos que as empresas precisam ter cultura organizacional que acolha e estimule idéias, atitudes e comportamentos inovadores e que elas possuam as capacitações necessárias para atingir seus objetivos.

Entendemos que o profissional de marketing é, acima de tudo, um analista de cultura de consumo. Ele precisa saber sobre a história de uma categoria de produto e também sobre como criar novas categorias de produtos. Para dar subsídios a formação desse profissional, estes livros oferecem um conjunto significativo de conceitos extraídos de livros clássicos da área de marketing e de exemplos observados no dia-a-dia de empresas e de consumidores.

O livro Gestão de Marketing I oferece os principais conceitos para o entendimento do marketing enquanto ciência e prática do valor para o cliente. Em seis capítulos, aprende-se sobre o conceito de valor para o cliente, o desenvolvimento de processos mercadológicos, a disponibilização de informação para tomada de decisão mais efetiva, a análise de mercados e, principalmente, sobre a essência das estratégias de marketing, isto é, a segmentação de mercado, a diferenciação da oferta e o posicionamento de marca.

O livro Gestão de Marketing II complementa o conceito de processos mercadológicos e desenvolvimento de estratégia de marketing. Uma vez definida a essência da estratégia de marketing – o segmento a ser atendido, o fator de diferenciação e a abordagem de posicionamento da marca –, este livro mostra como que as decisões do composto de marketing (produto, preço, distribuição, comunicação, pessoas e processos) dão suporte a estratégia escolhida, conforme a Figura abaixo.

 

 

O material disponível está no formato padrão dos cursos a distância do Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro), da Fundação Cecierj, que desenvolve projetos nas áreas de educação superior a distância e divulgação científica. Os direitos autorais desses livros são da Fundação Cecierj. Acesse: http://www.cederj.edu.br/fundacao/.

O material didático produzido pela Fundação Cecierj pode ser encontrado no TECA, um portal que reúne imagens, animações, vídeos, áudios e textos com uso liberado para o público em geral; além de outras informações sobre a instituição e seus projetos. Acesse: http://teca.cecierj.edu.br.

 

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