Domingo, 19 Nov 2017
   
Gestão de relacionamento com fornecedores: uma análise da indústria automotiva PDF Imprimir E-mail

Marco Antonio Ferreira de Souza; Francisco Paulo Melo Neto 2004

Neste livro procuramos abordar as transformações experimentadas por essa que é a maior indústria do mundo. A indústria automobilística é, por si, uma verdadeira escola de gestão.


Adotamos uma visão evolutiva sobre o que chamamos de concepções do negócio automobilístico, ou sobre como importantes empresas dessa indústria se organizaram em diferentes momentos da história para atingir seus objetivos. A concepção do negócio demonstra como que a empresa está se preparando para o processo de gestão do valor, isto é, à adequação da gestão do negócio à evolução dos interesses dos shareholders e stakeholders.

Assumimos que ele está na que pode ser chamada de quarta fase do processo de gestão do valor. Processo que representa um movimento contínuo e vigoroso de busca de competitividade entre as empresas desde o tempo da produção artesanal no final do século XIX, passando por distintas fases, conforme mostra a Figura abaixo.

 

 

A produção modular é o paradigma que destacamos nesta quarta fase. É um processo contínuo e evolutivo, repleto de momentos marcantes para a consolidação das ciências administrativas e mesmo do sistema econômico capitalista. Desde seus primórdios no final do século XIX até hoje, toda transição de uma fase de gestão de valor para outra no negócio automobilístico, esteve envolvida em profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais no mundo.
Além da análise de modelo de negócio, o livro aborda detalhadamente a produção Modular (A Fábrica dentro da Fábrica), a Ênfase em Parcerias, o Desenvolvimento de Fornecedores; o fornecimento global e as novas tendências na gestão do processo produtivo.

 

Escrito em 2004, este livro precisa de revisão e atualização. Estamos abertos a proposições de parceria.


Registre-se para fazer o download do Livro

Voltar