Domingo, 19 Nov 2017
   
Apresentação da Dissertação de Mestrado PDF Imprimir E-mail

 

O programa de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE-UFRJ tem consistentemente estudado a dimensão gerencial das empresas relacionadas ao sistema de transporte. Isso pode ser observado nos bancos de dissertações e teses da Instituição. O presente trabalho é uma dessas contribuições. No caso, procurou-se estudar o estado da prática da comunicação por parte das empresas de transporte público por ônibus no Estado do Rio de Janeiro. Este trabalho, desenvolvido entre os anos de 1999 e 2000, explorou a importância da comunicação com o mercado para essas empresas, e os padrões de desenvolvimento dessa importante tarefa mercadológica.


Comunicar-se de forma eficiente com seus mercados tornou-se fundamental para que empresas, com ou sem fins lucrativos, possam diferenciar seus produtos e serviços dos ofertados pela concorrência, tornando-os mais atrativos e facilitando seu consumo. Uma comunicação eficiente também é fundamental para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos sólidos e duradouros com todos os atores que compõem o mercado em que as empresas estão inseridas.


O sistema ônibus, como é sabido, desenvolve papel central para os sistemas de transportes das cidades brasileiras. Devido a sua magnitude, sua exposição é inevitável, tornando a comunicação com o mercado assunto de extrema importância, principalmente se considerarmos os problemas relacionados com o convívio desse sistema com o transporte alternativo e crescimento do transporte individual.

 

 

Registre-se para fazer o download da Dissertação