Domingo, 19 Nov 2017
Banner

Usuários Online

Nós temos 64 visitantes online

Usuário cadastrado



   
PDF Imprimir E-mail

 

Preconceito sobre Administração

Por Thiago Nardini Moura

 

[Pré] conceitos não são de todo mal. Se nossa sobrevivência veio da capacidade de ouvir outro membro da nossa espécie ao nos alertar que daquela árvore não se come frutos, pois estes são venenosos, então ter uma idéia sobre algo sem mesmo ter experimentado pode até ser considerado evolucionista. O quê muita gente não parou pra pensar é que, por muitas vezes, essa idéia pode estar equivocada e que gostamos de ter nossa própria opinião sobre um assunto. Dessa forma, nada melhor que conhecer um pouco sobre o curso superior em Administração, sobre três preconceitos mais comuns, para quem sabe talvez, assim você possa sair daqui com certo sentimento de liberdade.

O fato do curso ser multidisciplinar ao se estudar matérias como Economia, Contabilidade, Direito, Psicologia, gerou o preconceito de que se aprende um pouco de cada área, mas no final das contas não se aprendeu nada específico ou a fundo. Essa idéia deixaria facilmente de existir se ao menos houvesse o interesse em saber do que se trata o curso. Vamos pensar algo simples: se você quer ser economista, você deve procurar um curso de Economia, se você gosta de Direito, provavelmente vai ter mais amplitude ao fazer um curso de Direito, certo? Então comecemos por aqui que não se aprende a fundo cada área externa por ter os devidos cursos para se tornar especialista. Mas daí surge a pergunta, então para que estudar tudo isso?

Você já utilizou um computador no seu trabalho? Talvez tenha feito uma planilha no Excel, ou quem sabe precisou imprimir um documento do Word, mas se você não trabalha com informática como finalidade está usando estes como ferramentas para outra finalidade, seja ela no comércio de roupas ou na produção de aço. Da mesma forma um Administrador utilizará o conhecimento dessas matérias como ferramenta para poder tomar uma melhor decisão. É conveniente que um Administrador possa entender um gráfico de vendas, mas seria exagero esperar que ele se torne um estatístico. A função básica de um Administrador é tomar decisões com uma visão sistêmica (do todo) e com o máximo de informação útil possível. Imagine um presidente de empresa sem saber do que se trata Marketing, Economia ou Gestão de Pessoas.

Outra preocupação que está sempre em pauta quando se trata do curso de graduação em Administração é o famoso “pra quê?”. Gerou-se uma crença de que não é necessário um curso superior para que se possa administrar bem um negócio. E eu lhe digo que está quase certo isso, e mesmo assim longe de ser verdade. Você acredita que é necessário fazer um curso de marcenaria para se construir uma mesa? Bom, eu já vi gente construindo mesas bem resistentes e até bonitas sem o curso, mas isso não torna mentira que um curso possa prover técnicas para que se possa construir com eficiência. Eu, particularmente, acredito que esteja tudo muito ligado a atitude e que buscar informações num curso de graduação ou num livro ou em outras pessoas depende muito do interesse da pessoa. Pense que nem sempre existiu um curso de Medicina, mas seria negligência deixar qualquer um nos tempos modernos tentar realizar uma operação.

Por último, ao menos nesse texto, o preconceito sobre “quem não sabe o que quer da vida, escolhe Administração”. Infelizmente uma grande parcela que eu conheço optou pela Administração justamente por isso, até caçoaram de um rapaz que disse que o sonho dele era desde pequeno se tornar um Administrador. Percebam que muitos desses que criticaram, mesmo dentro do curso, não sabem ainda definir do que se trata aquilo que se comprometeram a passar anos de suas vidas estudando. Então tentem não julgar toda uma classe por causa de alguns, pois disso se trata o Racismo e a Intolerância Religiosa.

Portanto uma premissa que vem direta de uma pessoa que já passou pela experiência pode ser confusa, imagine uma premissa que passou por gerações de pessoas que nem sequer tentaram conhecer um pouco daquilo que criticam com tanta ênfase. Espero que tenha ajudado a conhecer mais sobre um curso que adorei fazer, e nele pude conhecer pessoas incríveis.

Saudações!

 

 

Thiago Nardini Moura – Discente de Administração de Empresas, UFF - Volta Redonda. Professor de Línguas Estrangeiras. Funcionário Público Federal. e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .